sexta-feira, 6 de junho de 2008

Acerca do meu Ilustríssimo Amigo Cassionei Petry

Faz um tempo já que não tenho tido tempo de escrever... Isso me deixa um tanto angustiada, um tanto ansiosa, e outro tanto deprimida. A vida tem passado em uma velocidade vertiginosa, os dias têm sido pequenos demais para tudo aquilo que desejo, espero e programo fazer. Infelizmente, diante dos trabalhos da faculdade, dos problemas da vida pessoal, dos problemas de trabalho profissional, dos livros que preciso ler, e das cartas que tenho que responder, o blog tem ficado em último plano. Não deveria. Mas tem.
Não é de hoje que tenho vontade de escrever a respeito de uma pessoa que me serve de inspiração. Faz muito tempo que não o vejo pessoalmente, mas tenho acompanhado suas publicações no jornal, as críticas que ele desperta, e o seu blog.
Cassionei Petry, é o nome dele. Em termos de Letras, Cássio é meu ídolo, minha inspiração. Foi lendo o blog dele que decidi criar o meu. "Devoto de São Kafka" (palavras dele), foi por intermédio dele que conheci "A Metamorfose". Com raciocínio e sensibilidade notáveis, gosto musical apurado, e uma evidente paixão pelas letras, o Cássio é uma das pessoas mais inteligentes que eu conheço. Aliás, cada vez que vejo um texto dele publicado no jornal, me sinto honrada por ter tido a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.
Há algum tempo, ele leu meus textos e fez a crítica: disse que eu escrevo bem. Que eu escrevo poesia em prosa. Adivinha... emocionada ao extremo! Foi uma honra indescritível ler o comentário dele. Principalmente porque, se alguém tem condições de julgar alguma coisa, ah, esse alguém é o Cassionei Petry. Sou totalmente fã dos textos dele, daí a emoção em receber a crítica, justamente daquele que me serve de inspiração, apesar de ter a consciência de que meus textos nada têm a ver com os dele, principalmente em termos de conteúdo.
O Cássio se preocupa com os problemas sociais, com a inércia das pessoas diante de tantas coisas erradas. Lendo os textos dele, até me sinto egoísta, por estar, neste momento, tentando encontrar soluções apenas os meus problemas, não para os do mundo, nem mesmo para os da comunidade onde eu mesma estou inserida. Me sinto muito inferior a ele nesse sentido, mas isso não me desanima nem um pouco. Pois ainda vou chegar ao nível dele. Como professor, como eterno estudante, como pessoa, como ser humano.
A todos que quiserem saber mais a respeito desta pessoa incrível, aqui vai o endereço do seu blog.
Cássio, obrigada. Por tudo. Pela atenção, pelo incentivo, e por ter, diante de todos os teus compromissos, encontrado tempo para dar uma passadinha por aqui e lançar teus inestimáveis comentários. Sou tua fã, disso já sabes. O que eu precisava ainda, era tornar isso público.
Parabéns pelo teu trabalho, e pelas tuas sábias palavras, meu nobre amigo.
Ah, teu livro está muito bem guardado. Um dia, ainda vou ter o prazer de devolvê-lo, e de te parabenizar pessoalmente. Grande abraço!