sábado, 25 de junho de 2016

Vivenciando a Empatia...




        Sabe quando a gente veste a armadura e põe um sorriso no rosto diante de uma situação adversa, pra não deixar transparecer o que realmente se está sentindo? Pois é... existem pessoas que conseguem transpor essas barreiras e ver através de nós. Quando a Empatia acontece, essas pessoas nos sentem, nos percebem e simplesmente se conectam...
         
        Não tenho o hábito de reclamar da vida. Travo minhas batalhas pessoais com todas as forças que possuo e tento lidar com as adversidades da melhor maneira possível. Visto que minhas batalhas sejam pessoais, evito compartilhar minhas angústias. Não por querer parecer uma eterna vitoriosa mas porque, na maioria das vezes, além de não estar acrescentando nada de bom àqueles que me rodeiam, ainda os deixaria preocupados, caso não houvesse nada que pudessem fazer pra ajudar. Muito mais fácil me perceber quando estou feliz, pois acredito que as energias boas devem ser compartilhadas sempre.

        
          Há alguns anos, alguém me disse que eu precisava aprender a pedir ajuda. Que guardar tudo pra mim e tentar ser auto-suficiente, era ser orgulhosa e também uma forma de ser egoísta, já que existiam muitas pessoas ao meu redor dispostas a ajudar. E, agindo assim, eu negava a elas essa possibilidade. Doeu ouvir aquilo. Principalmente porque parecia ser verdade...

         Refleti sobre o assunto por um tempo, e me esforcei pra mudar. Me faltava humildade pra pedir ajuda, segundo minha amiga. Até evoluí um pouquinho e consegui fazer alguns pedidos. Mas minhas atitudes são pautadas naquilo em que acredito. E por acreditar que guardar minhas angústias só pra mim, na maioria das vezes, era a coisa certa a fazer, segui agindo assim.

      Porém, o Universo tem conspirado e tem me feito aprender grandes lições... A vida se desenhou de tal forma que, mesmo que eu não compartilhe minhas angústias, elas são percebidas. Mesmo que eu não peça ajuda, ela me é oferecida. Porque me vejo inserida em meio a pessoas profundamente empáticas... Seres de luz, que conseguem ver muito além daquilo que eu ousaria mostrar. Pessoas que simplesmente se conectam e me abraçam... Não são raras as vezes em que choram comigo.

          E quando estes momentos acontecem, me tocam a alma, me enternecem o coração... Meu ser explode em uma sensação que demorei a compreender, mas que hoje já posso expressar em uma única palavra: Gratidão. 

         As lágrimas já não são pela angústia que eu estava vivendo, pois nesses momentos mágicos, qualquer coisa ruim se torna pequena. As lágrimas simplesmente expressam a profunda gratidão que estou sentindo, por ter pessoas tão especiais à minha volta. 

        P. S.: Se me vir chorando, por favor, não pergunte o que aconteceu. Provavelmente, não conseguirei emitir uma única palavra. Caso haja empatia e a conexão se estabeleça, um abraço será mais do que suficiente...