Como recomeçar?
Todos temos planos. Planos pro dia, pra semana, pro mês. A cada fim de ano, as pessoas param e refletem a respeito do que fizeram de bom e de ruim no ano que está acabando. Alguns fazem a lista do que desejam pro novo ano e a lista do que não gostariam de repetir. Normal fazer planos. Todos fazem. Mas...e o que fazemos quando acabam os planos? O que fazer depois que se atinge (ou não) aquela meta que foi minuciosamente planejada?
Se deu certo, a sensação inicial é de euforia. Vamos comemorar! Mas logo vem a sensação de vazio. E com ela a necessidade de se fazer outros planos. Atingir outras metas. Manter a expectativa. Just to keep the heart beating...
Se deu errado e não há mais conserto...o vazio é ainda maior. Quanto mais cedo se puder traçar novas metas, menores as chances de queda no abismo.
Talvez a saída seja ter vários planos traçados ao mesmo tempo. No caso de um falhar, tem-se os demais.
Mas...e se todos os planos que se tem derem errado? A probabilidade é pequena, mas pode acontecer. Onde então encontrar ânimo pra traçar novas metas? Como acreditar de novo?
Talvez se encontre ânimo no sorriso de uma criança, num abraço amigo, ou nas palavras de incentivo de alguém em quem se confie muito. Talvez se encontre ânimo no amor das pessoas. Num amanhecer bonito (mesmo após uma noite de pesadelos), ou naquela música capaz de tocar a alma. É preciso procurar...e a busca é árdua.
"Olha pra trás! Olha o quanto tu já andou até aqui. Olha quanto tu sofreu, o quanto tu lutou pra chegar onde está. E chegou. E vai continuar lutando. Pra ir além. Tu vai ter uma vida fácil? Te digo que não. Mesmo assim terá os momentos de recompensa. Que farão valer todo o resto."
Faz pensar. De verdade. Mas o vazio continua. A busca pelo novo ânimo segue. A busca dos novos planos. Das novas metas. Just to keep the heart beating...