domingo, 2 de março de 2008

Pra mim, a melhor hora é sempre a última...


De fato, os brasileiros são mundialmente conhecidos, entre outras coisas, por deixarem seus compromissos sempre para a última hora. E eu sou brasileira, em todos os sentidos, inclusive neste.

É verdade que já tentei modificar este, que por muitos é considerado um "mau hábito" (eu mesma já cheguei a pensar assim). Já tentei me organizar de várias maneiras diferentes, já tentei redigir meus trabalhos bem antes de acabar o prazo da entrega, mas simplesmente não dá. Meu cérebro não funciona assim. Com o passar do tempo, fui percebendo que, no improviso, minhas idéias fluem melhor. Meu raciocínio é mais rápido e mais lógico quando está sob pressão.

Fazer planos a longo prazo sempre dá margem para acontecimentos imprevistos que, inveriavelmente, acabam me frustrando. Eles impedem a realização dos planos que, na maioria das vezes, fico esperando na maior expectativa até que se realizem. Assim, é sempre melhor planejar às vésperas, do que com muita antecedência. A probabilidade de algum imprevisto indesejado é muito menor. A chance de grandes planos se transformarem em uma grande decepção, também.

Isto é fato. Há muito tempo já deixou de ser teoria. Pra mim, a melhor hora é sempre a última...
O conceito de "organizado", no meu ponto de vista, também é muito relativo. Jamais vou esquecer de uma frase dita por um personagem recente do Tarcísio Meira em uma novela: " O lugar certo das minhas coisas é exatamente onde eu deixo elas." Esta frase se aplica perfeitamente a mim.

Aquilo que para muitos é sinônimo de bagunça, desordem, pra mim pode significar a única chance que tenho, de encontrar sozinha, alguma coisa que eu tenha "guardado". Quer me ver perdida? Basta tentar "organizar" as minhas coisas. Nunca mais me acho...
Da mesma forma que tenho sentimentos, pensamentos, opiniões, definições muito próprias, meu mundo também tem sua própria maneira de se "organizar". Para muitos, incompreensível. Pra mim, simplesmente PERFEITO.

Se os brasileiros são mal vistos pelo seu hábito de deixar tudo para última hora, é fato que isso não me incomoda nem um pouco. Sou brasileira, sim. Com muito orgulho. E, além disso, como dizem os sábios técnicos de futebol:

"Não se mexe em time que está ganhando!"... E isso, no meu caso, poderia significar uma catástrofe...

Nenhum comentário: